top of page

A INDISCIPLINA/VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DA ESCOLA PÚBLICA, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR, ALÉM DE SUAS DEMONSTRAÇÕES FÍSICAS

Mariete Paz Leão

Universidade de Alcalá

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8476941675218848

E-mail: mplmari@hotmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2-04

 


RESUMO:

Neste artigo buscou-se trabalhar o fenômeno da indisciplina no ambiente escolar devidamente associada à violência, numa condição correlata de imbricamento. Trata-se de um estudo, cuja fundamentação teórica encontra embasamento em inúmeros autores; especialistas que trabalham a temática aqui enfocada. Durante a realização da pesquisa, buscou-se a identificação de elementos que permitissem a compreensão das implicações institucionais, com o objetivo de perceber o aparelho escolar enquanto um organismo social. A pesquisa foi direcionada aos educadores, alunos e pais de alunos. Essa delimitação perpassa pelo fato de que mesmo defendendo que a escola deva lidar com o indivíduo como um todo, não se defende que a mesma ocupe o lugar integral da família na formação do indivíduo. Contudo, tem-se ciência de que essa determinação sobre limites da ação e papel da família e da escola não estão ainda bem definidos, além disso, mesmo que a família não esteja cumprindo seu papel, a escola deve cumprir o seu. Isto posto, teve-se como objetivo precípuo verificar em que níveis vem ocorrendo atos de indisciplina/violência no âmbito da escola pública em Boa Vista/RR. Para tanto, buscou-se subsídios teóricos em uma pesquisa bibliográfica e de campo que permitiu a análise e interpretação dos fatos e fenômenos registrados. A conclusão a que se chegou, respaldo pelas pesquisas, foi que a indisciplina/violência vem ocorrendo nas escolas públicas em Boa Vista-RR.


PALAVRAS-CHAVE:

Indisciplina na escola. Violência. Adolescente.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Licenciatura em Pedagogia pela UFRR. Conclusão: 1º período de 2002 Especialização: Psicopedagogia. Conclusão: Março/2004 Mestrado: Universidade de Alcalá -Espanhã. Planejamento, Inovação e Gestão das Práticas educativas. Conclusão: Outubro/2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

REFERÊNCIAS

AQUINO, J. (Org.). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996a.


AQUINO, J. (Org.). A Desordem na Relação Professor-Aluno. In: AQUINO, Júlio (Org.). Indisciplina na Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas escola. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996b.


AQUINO, J. (Org.). A Violência Escolar e a Crise da Autoridade Docente. Cadernos CEDES, Dez/1998, v.19, ano. 19, n. 47.


BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº. 9.394, de 1996. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997. 48 p.


CECCON, C.; OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R. D. A Vida na Escola e a Escola da Vida. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.


DELORS, J.; et al. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.


GARCIA, J. Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, PR, n. 95, p. 101-108, jan./dez. 1999.


GUIMARÃES, Á. M. Indisciplina e Violência. In: AQUINO, Júlio (Org.). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. 2. ed. São Paulo: Summus, 1996b.

LEPRE, R. M. Desenvolvimento Moral e Indisciplina na Escola. Revista Nuances, v.5, p.64-68, São Paulo: 1999.


MOREIRA, G. M. Recursos e Condições Adversas na História Pregressa de Escolarização de Crianças de 4ª Série do Ensino Fundamental. (Dissertação de mestrado). Faculdade Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, USP, Araraquara, SP: 2006.


NEGRÃO, A. V. G.; GUIMARÃES, J. L. A Indisciplina e a Violência Escolar. Faculdade de Ciências e Letras, FCL. Universidade Estadual Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP. Assis, SP: 2009.


ORTI, A. P. Violência e Indisciplina no Cotidiano da Escola Pública: jovens espectadores, vitimizados e agentes de agressões. (Dissertação de mestrado). Faculdade de Ciências Sociais. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP: 2002.


PILLETI, C. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2004.


RIBEIRO, G. C. O. D. Indisciplina e Violência Escolar Versus Vida Social. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Campinas, SP: 2006.

Revista Amplamente 2023.2.png

COMO CITAR:

LEÃO, M, P. A indisciplina/violência no âmbito da escola pública, no município de Boa Vista/RR, além de suas demonstrações físicas. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 2, p. 49-64, abr./jun. 2023.

Publicado: 10/04/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page