top of page

O PAPEL DA AUDITORIA COMO INSTRUMENTO DE AVERIGUAÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE NO SERVIÇO PRESTADO AOS USUÁRIOS

José Danilo Braga da Cunha

Faculdade Acesita de Timóteo

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3936462665726058

ORCID: http://orcid.org/0009-0005-0424-9510

E-mail: danilocunhacuru@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2-19


RESUMO:

Ao longo dos anos a assistência à saúde melhorou consideravelmente nas últimas décadas com a implementação de novos processos, ferramentas, pesquisas cientificas e novas tecnologias. O presente trabalho tem como objetivo identificar a relação da auditoria com a gestão de qualidade. Considerando a complexidade principalmente em vários setores e sendo a saúde, um dos principais elementos em auditoria que se busca verificar a melhoria na qualidade de saúde, sendo que é através da auditoria que se o cenário atual das instituições, conceitos do segmento e análise e relevância da aplicabilidade da auditoria como ferramenta de gestão. É necessário avaliar todos os processos envolvidos nos sistemas e na saúde principalmente por meio das ações propostas pela auditoria. Diante do exposto, o propósito desse artigo é o de apontar a relevância da auditoria no atual cenário das instituições de saúde, auxiliando na redução de custos e melhorando a qualidade dos serviços prestados. A metodologia utilizada neste trabalho de pesquisa foi a revisão bibliográfica. As conclusões sugerem que a utilização da auditoria como uma ferramenta de gestão deve contemplar as exigências pertinentes ao processo tais como planejar, monitorar, avaliar as ações e serviços de saúde, intensificar a capacitação e treinamento permanente de todos os envolvidos. Deve-se enfatizar a sua principal função educadora e não apenas a fiscalizadora e a punitiva. A implantação de uma gestão da qualidade deve contribuir para a melhoria continua dos serviços prestados.


PALAVRAS-CHAVE:

Auditoria. Gestão de qualidade. Avaliação e monitoramento dos serviços.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Possuo graduação em Serviço Social, com ênfase na gestão de politicas publicas -Gestão do SUAS e demais politicas intersetoriais, Graduação na área de pedagogia, com experiência no ensino superior, Formação na área de Psicanálises clínicas Neste momento, busco novos desafios no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento da minha carreira e gerando de resultados, para possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, M. A. D. Responsabilização pelo controle de resultados no Sistema Único de Saúde no Brasil. Revista Panamericana de Saúde Pública, v. 27, n. 3, p. 230-236, 2010.


BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O Sistema Único de Saúde e a qualificação do acesso. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2009. 67 p.


BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Regulação em Saúde. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 174 p.


BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Curso básico de regulação, controle, avaliação e auditoria do SUS. Ministério da Saúde. Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 256.


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria do SUS: orientações básicas. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. 48 Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 48 p.: il.


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Sistema Único de Saúde (SUS): instrumentos de gestão em saúde. Ministério da Saúde, Secretaria Executiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 48 p.: il.


CERCHIARI, G. S. F.; ERDMANN, R. H. Sistema de informações para acompanhamento, controle e auditoria em saúde pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 42, n. 5, p. 925-948, set./out., 2008.


CUNHA, J. C. C. B.; SANTOS, R.; SAKAE, T. M. Relatório de Gestão: instrumento de avaliação e planejamento dos Sistemas de Saúde? Arquivos Catarinenses de Medicina, v. 35, n. 2, 2006.


MELO, M. B.; VAITSMAN, J. Auditoria e Avaliação no Sistema Único de Saúde. São Paulo em Perspectiva, v. 22, n. 1, p. 152-164, jan./jun. 2008.


PAIM, C. R. P.; CICONELLI, R. M. Auditoria de avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Revista de Administração em Saúde, v. 9, n. 36, jul./set. 2007.


PERON, C. Auditoria e Pacto de Gestão. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 3,n. 3. 2009.

 

PINTO, K. A.; MELO, C. M. M. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Revista Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 3, p. 671-678. 2010.


REMOR, L. C. Auditoria do SUS em Santa Catarina. Revista de Saúde Pública, Florianópolis, v. 1, n. 1, jan./jun. 2008.


ROCHA, E. E. M.; SILVEIRA FILHO, I. B.; SANT’ANNA, T. R. F. A importância da auditoria no Sistema Único de Saúde. 2002. 29 p. Monografia (Especialização em Contabilidade Pública) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Ciências Contábeis, Salvador.


SANTOS, L. C.; BARCELLOS, V. F. Auditoria em Saúde: uma ferramenta de gestão. 2009. 8 f. Artigo (Especialização em Gestão e Auditoria em Saúde) - Centro Universitário UNIEURO, Brasília.

Revista Amplamente 2023.2.png

COMO CITAR:

CUNHA, J. D. B. O papel da auditoria como instrumento de averiguação para a melhoria da qualidade no serviço prestado aos usuários. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 2, p. 275-287, abr./jun. 2023.

Publicado: 29/05/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

bottom of page