AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE JAMBO ROSA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE MATURAÇÃO
Roberta de Oliveira Sousa Wanderley
Universidade Federal de Campina Grande
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7622209957558885
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1295-3648
E-mail: robertawanderley864@gmail.com
DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N2-30
RESUMO:
As árvores de jambo rosa Syzygium aqueum são adaptadas a nossa região, produzem com facilidade e tem um bom rendimento de frutos por árvores. É também cultivado como árvore ornamental, pela profusão de flores, usadas em praças, jardins e ruas. Seus frutos tem uma aparência atrativa em função da cor e da forma. É também apreciado pelo seu sabor e aroma exótico e por possuírem propriedades aromáticas que o favorecem como agente flavorizante em alimentos e bebidas. Na época da safra produz uma grande quantidade de frutos por árvore, tem curto período de colheita, e reduzida vida útil in natura. Esses frutos podem ser aproveitados para fins alimentícios, no entanto, há um grande desperdício por falta do conhecimento de suas propriedades e comercialização dos mesmos. Através de trabalhos científicos podemos ajudar a divulgar conhecimentos sobre os frutos de jambo rosa. Para a realização deste trabalho coletaram frutos de jambo rosa no município de Catingueira/PB, que em seguida foram levados para o IFPB – Campus Sousa onde os mesmos foram separados e classificados em três estágios de maturação (verde, intermediário e maduro) e logo depois levados ao laboratório do mesmo instituto onde foram realizadas as análises físicas (massa (g) de casca e de polpa e diâmetro médio) e as análises químicas (pH e sólidos solúveis totais). O trabalho objetivou descrever as características físicas (peso e tamanho dos frutos) e químicas (pH e sólidos solúveis totais) do jambo rosa para fins de aproveitamento alimentar e ajudar a reduzir o desperdício destes frutos empregando técnicas de conservação em trabalhos futuros.
PALAVRAS-CHAVE:
Syzygium aqueum L. Qualidade de frutos. Maturação. Propriedades.
BIOGRAFIA DO AUTOR:
outora em Engenharia de Processos (UFCG/ Campina Grande, PB), Mestre em Sistemas Agroindustriais ( UFCG/Pombal, PB) Tecnóloga em Alimentos (IFPB/Sousa, PB). Atuou como professora substituta no Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos pós-colheita, beneficiamento e conservação das matérias-primas, higiene e controle de qualidade de produtos, bioquímica de alimentos e segurança alimentar.
REFERÊNCIAS
BALIGA, M. S., RANGANATH PAI, K. S., SALDANHA, E., RATNU, V. S., PRIYA, R., ADNAN, M., & NAIK, T. S. ROSE Apple (Syzygium Jambos (L.) Alston). Fruit and Vegetable Phytochemicals: Chemistry and Human Health, 2nd Edition, p. 1235-1242, 2017.
COCK I.A. E CHEESMAN M., Plants of the Genus Syzygium (Myrtaceae): A Review on Ethnobotany, Medicinal Properties and Phytochemistry, Apple Academic Press Inc., Nova York, NY, EUA, 2019.
NACATA, G. Jambeiro: Propagação, aspectos morfológicos e caracterização qualitativa. Dissertação (Produção Vegetal). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – Unesp, Câmpus de Jaboticabal. 112p. 2017.
NASCIMENTO, A. D. R.; SOARES JÚNIOR, M. S.; CALIARI, M.; FERNANDES, P. M.; PM, J. Qualidade de tomates de mesa cultivados em sistema orgânico e convencional no estado de Goiás. Horticultura Brasileira, v. 31, n. 4, p. 628-635, 2013.
SOBEH, M.,ESMANT, A.,PETRUK, G.,ABDELFATTAH, M. A. O.,DMIRIEH, M.,MONTI, D. M.,ABDEL-NAIM, A. B.,WINK, M. Phenolic compounds from Syzygium jambos(Myrtaceae) exhibit distinct antioxidant and hepatoprotective activities in vivo. Journal of Functional Foods, n.41, p. 223-23, 2018.
COMO CITAR:
WANDERLEY, R. O. S. Avaliação físico-química de frutos de jambo rosa em diferentes estágios de maturação. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 2, p. 466-470, abr./jun. 2023.
Publicado: 05/06/2023
LICENÇA:
Licença CC-BY-NC-ND
Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.